Castelo de São Marcos

O castelo de São Marcos é o mais antigo forte construído nos Estados Unidos. A sua construção começou por volta de 1672 e terminou cerca de 1695. Foi construído em "coquina" um material de origem calcária encontrado na Ilha Anastasia, próximo da costa. Este material mole absorve as balas de canhão e o seu impacto não fractura a estrutura. Graças a esta sua característica regista 15 tentativas de assalto sem sucesso, sendo hoje propagandeado como sendo um forte inexpugnável. Em 1900 é desvinculado da sua função militar. Em 1924 é declarado Monumento Nacional. Hoje recebe cerca de 1.000.000 de visitantes por ano.

A exploração da coquina foi proibida por provocar danos ecológicos demasiado grandes. Posteriormente foi proibido o uso da sua aplicação na construção, pelo que alguma ainda se encontra em armazéns na cidade.

Castillo de San Marcos, St. Agustine, FL.

5 Responses to “Castelo de São Marcos”

  1. # Blogger Heliocoptero

    A minha massa cinzenta ainda está a tentar processar a noção de uma muralha a absorver as balas de canhão. Tudo o que consigo imaginar assemelha-se a gelatina... :p  

  2. # Blogger veado_

    Talvez para perceber isto heliocoptero, possas fazer um paralelismo com materiais contemporâneos: entre o tijolo e o ytong, por exemplo. Este último tem uma estrutura mais porosa, é mais leve e mais macio que o tijolo, mas ao contrario deste tb não fractura.
    Monas, essa 'coquina' deve ter origem vulcânica. Não tem pequenos fósseis incrustrados?  

  3. # Blogger Joao

    heliocoptero,
    Sim, gelatina é mesmo uma boa maneira de ver a coisa. Só não treme-treme.

    veado_,
    Penso que seja de origem sedimentar.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Coquina  

  4. # Blogger Hugo

    isso snifa-se?  

  5. # Blogger Pedro Hormigo

    ... ou o poço do castigo?  

Post a Comment